Categoria Variedades

porDenis Pereira

SEM CRISE – SETOR DE FESTAS E BRINQUEDOS FATURA 17 MILHOES

No ano passado, segmento faturou quase R$ 17 bilhões.
Previsão de crescimento é de 30% este ano.

SETOR DE FESTAS E BRINQUEDOS FATURA 17 MILHOES

O setor de festas só tem a comemorar: no ano passado faturou quase R$ 17 bilhões e ainda espera crescer 30% este ano.
Alberto Schlosman está no mercado de brinquedos para festas há mais de 20 anos. Mas só em 2012 resolveu montar a própria fábrica. O empresário começou com o básico, improvisando e aos poucos foi trocando e se profissionalizando, em Várzea Paulista, na Grande São Paulo. “A gente não para de receber contato. Orçamento todos os dias, então não vejo onde está a crise”, diz.

Hoje, na fábrica, as coisas funcionam como na linha de montagem de um carro. Os brinquedos são fabricados com fibra de vidro, muito mais durável. E a vantagem é que não enferruja. O brinquedo mais barato é o Air Game, que custa R$ 3,2 mil, e o mais caro é o Ovni, que custa R$ 42,9 mil.
O empresário recebe pedidos de todo o Brasil e do exterior. O faturamento médio da empresa é de R$ 200 mil por mês. “O grande diferencial hoje é que a mãe não vai deixar de fazer a festa do próprio filho por causa da crise”, diz.

Os donos de uma chácara, em Santa Bárbara D’Oeste, no interior de São Paulo, trabalham com festas e não tinham espaço especifico para crianças. Há um ano e meio, eles investiram R$ 48 mil na compra de seis brinquedos da fábrica do empresário Alberto e criaram um espaço “kids”. A procura por festas aumentou em 70%.

CONTATOS:

BRINQUEDOS PARA BUFFET
Avenida Arariva, 800 – Jardim das Paineiras
Várzea Paulista/SP – CEP: 13226-500
Telefone: (11) 4817-2068 / (11) 2434-0667
Site: www.brinquedosparabuffet.com.br
E-mail: brinquedosparabuffet@brinquedosparabuffet.com.br

VILA DO SOL EVENTOS E ENTRETENIMENTO
Rua Paulo Setúbal, 60, Vila Diva
Santa Bárbara D’Oeste/SP – CEP: 13453-037
Telefone: (19) 3028-7100
Site: www.viladosoleventos.com
E-mail: atendimento@viladosoleventos.com

Fonte: PEGN-G1 / Foto: Vídeo Captura G2.
Postado por: Dicas de Negócios PME e Portal G2 – http://portalg2.com.br


porDenis Pereira

7 SÉRIES QUE TODO EMPREENDEDOR DEVERIA ASSISTIR. VEJA…

Estes programas provam que mesmo empreendedores precisam dedicar tempo vendo TV

Suits Homens de Terno
Série Suits: indicada para empreendedores (Foto: Divulgação)
Sim, a TV transcendeu a tela à qual estávamos acostumados, mas é certo que empreendedores ainda podem se beneficiar muito dela. Isso porque séries são uma ótima forma de aproveitar o momento de lazer para também aprender um pouco. E cada vez mais as lições dessas superproduções são sobre negócios – um ótimo sinal, nós diríamos.
Aqui, separamos 7 exemplos de séries que têm muito a ensinar sobre empreendedorismo e gestão. Então escolha a que preferir, se aconchegue no sofá e bom proveito!

1. Suits Homens de Terno:

Harvey Specter, sócio de um poderoso escritório de advocacia, é um personagem problemático, às vezes bastante arrogante, mas que ainda pode nos ensinar muito sobre ser empreendedor.
Para alcançar seu sucesso, a sorte teve pouca ou nenhuma participação: ele trabalha incansavelmente. Mas tão importante quanto, ele também estuda a fundo sua concorrência a cada caso, reconhece a importância de tomar riscos (inclusive toma alguns desnecessários, convenhamos), considera os mais diferentes cenários para seus argumentos e planeja com cautela cada passo de seu ataque ou defesa, o que o permite agir demonstrando sempre muita, muita confiança.
Além disso, Harvey e Mike, seu “protegido”, fazem um time altamente complementar e, assim como empreendedores, têm dias bastante turbulentos – não dá tempo de lamentar um problema, eles simplesmente o resolvem. “Suits” está agora na 5ª temporada e você pode ver as 3 primeiras no Netflix.

2. Shark Tank:

Imagina ser jogado em um tanque de tubarões: se você não está preparado, você já era. Bom, “Shark Tank” faz isso, só que com investidores milionários formando uma pequena plateia.
Empreendedores (muitas vezes principiantes) têm um tempo limitado para apresentar seu pitch e deixar claras suas intenções: quanto dinheiro precisam e o que oferecem em troca.
Tenha um produto que as pessoas realmente queiram, uma boa história, muita empolgação e algumas noções de negociação e você pode sair com um novo sócio – são grandes empresários que, com uma ou duas ligações, te colocam nas melhores prateleiras do mundo. Por outro lado, uma falta de conhecimento sobre seu próprio negócio ou uma frase mal colocada e você pode sair massacrado.
O reality show pode te ajudar a saber que números sempre ter em mente, como comunicar sua ideia e ter jogo de cintura com um investidor mais exigente. A 7ª temporada começou em setembro de 2015 e muitos episódios são disponibilizados na íntegra no youtube.

3. O Negócio:

“Você não pode usar hoje as práticas de ontem, se quiser estar no mercado amanhã”, diz uma das protagonistas no primeiro episódio. Sim, é preciso inovar sempre, qualquer que seja sua área. Até a profissão mais antiga do mundo tinha potencial de receber uma chacoalhada. Por isso que, em “O Negócio”, três jovens prostitutas de luxo resolveram revolucionar o mercado em que atuam, aplicando conceitos de gestão e técnicas de marketing.
A série brasileira, da HBO, mostra a força da mulher empreendedora (independente de qualquer controvérsia sobre prostituição) e passa aprendizados pelas decisões estratégicas que as diferenciam de qualquer concorrente. Enquanto não é anunciada a data de estreia da terceira temporada, você pode conferir as duas primeiras no canal por assinatura HBO Go ou assistir a episódios e cenas avulsas no youtube.

4. Silicon Valley:

“Silicon Valley” é uma comédia, mas os dilemas que a permeiam, na vida real, seriam sérios: vender sua ideia de negócio por US$ 10 milhões ou receber um aporte de US$ 200 mil por 5% da empresa? Perder a chance de criar algo que possa te fazer sentir realizado ou assumir o risco de investir tempo e dinheiro por nada?
É nessa encruzilhada que se baseia o primeiro episódio da série, que se passa, claro, no Vale do Silício. Nela, acompanhamos seis jovens programadores com personalidades bem peculiares na construção de uma startup de tecnologia, tentando lidar com investidores, se entender em acordo de sociedade, testar suas hipóteses e planejar seu crescimento. “Silicon Valley” também é produzido pela HBO há duas temporadas e está disponível para assinantes da HBO Go.

5. Undercover Boss:

Falamos bastante isso por aqui: quer saber como vai seu negócio? Saia do prédio. “Undercover Boss”, ou “Chefe disfarçado” ajuda a mostrar o quanto isso é importante.
A série convida CEOs (ou outros executivos) de grandes corporações a exercerem funções de um iniciante em sua própria empresa, sem poderem revelar suas identidades. É atendendo no balcão, lavando louça e fazendo entregas que os chefes realmente compreendem o valor do trabalho da linha de frente, avaliam se os valores do negócios estão mesmo presentes no dia-a-dia e sentem a resposta direta dos clientes.
Além de trazer a relevância de “ir para a ponta” e ter a oportunidade de fazer mudanças que reduzam frustrações ou aumentem a eficiência, o reality trata também de reconhecimento. No fim das contas, tem gente muito boa fora do seu campo de visão, que pode estar salvando a pele da sua empresa e você nem sabe!
Se você é um empreendedor pequeno que sonha grande, é bom acompanhar e ir se preparando para quando seu número de funcionários for bem maior. Recentemente, o “Fantástico”, da Rede Globo, começou a produzir uma versão brasileira reduzida de “Undercover Boss”. Alguns episódios das versões estrangeiras e também dublados em português estão no Youtube.

6. O Sócio:

Marcus Lemonis já fez ressurgir das cinzas mais de 100 empresas. Quando não está focado em seu próprio negócio, ele está atrás de oportunidades de investimento. Em “O Sócio”, é uma por episódio: Marcos oferece verba por uma parte de uma empresa que está lutando para sobreviver e então faz de tudo para salvá-la e aumentar seus lucros – mesmo que isso implique em decisões difíceis, como demitir o presidente e assumir suas funções.
As lições são incontáveis. Uma das primeiras e mais marcantes é manter sempre o equilíbrio entre pessoas, processos e produtos – os três P’s. Apenas dois P’s bem desenvolvidos não fazem o sucesso de seu negócio. No site do History Channel, há um compilado das lições da série, que vai ao ar no canal toda terça, às 22h.

7. Meu Start:

Esse está saindo do forno: o primeiro episódio do “Meu Start” foi ao ar semana passada na Record News. O programa vai compartilhar histórias inspiradoras e aprendizados de empreendedores, de forma leve, com objetivo de estimular a ação e despertar a vontade de empreender.
É a primeira vez que empreendedorismo vai ser discutido em rede nacional com essa abordagem e destaque (o Meu Start é o único dessa lista que passa em TV aberta, infelizmente). Por isso, independente de que setor em que você está, fique ligado nas dicas e sonhe maior, sempre de terça a sexta, às 22:30 na Record News.
Fonte: Endeavor / Foto: Divulgação.
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porDenis Pereira

Como conciliar o trabalho como empreendedor e a vida pessoal

Runa Ratz administra duas empresas, estuda e ainda encontra tempo para uma de suas paixões:Por Adriano Lira:

Delegar é uma das técnicas de Ratz para conciliar trabalho e vida pessoal (Foto: ThinkStock)
Um expediente de oito horas diárias é quase uma raridade para quem tem o próprio negócio. Por isso, conciliar uma rotina pesada no escritório com a vida pessoal pode ser muito difícil. Mas não é impossível.
A opinião é de Runa Ratz, 23 anos. Ele é o cofundador da Kawthar, lojaaberta em abril de 2015 e especializada na venda de joias e presentes corporativos. Além de administrar a empresa, o jovem ainda faz mestrado e se programa para ter tempo livre e se dedicar ao que gosta de fazer.
A sede da Kawthar, em São Paulo, funciona de segunda a sábado. Ratz, consequentemente, trabalha em todos esses dias. E mais: dedica algum tempo à gestão do negócio aos domingos. Muitos dos nossos fornecedores da Kawthar são de Israel. Lá, domingo é dia de trabalho”, diz. 
Outro país de quem a empresa compra produtos é a China. “Quando aqui é domingo de noite, lá já é manhã de segunda-feira. Tenho que me adequar ao fuso deles.”
Runa Ratz, da Kawthar (Foto: Adriano Lira)
Outra parte do tempo de Ratz é gasta na gestão dos negócios de sua família. Seu pai, Szulim, prosperou no mercado de locações imobiliárias. Com seu falecimento, no ano passado, a administração do patrimônio ficou a cargo do filho. “Gasto outras três horas por dia, em média, administrando esse patrimônio.”
Apesar de cuidar de duas empresas, Ratz encontra tempo para fazer um mestrado na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Duas vezes por semana, ele vai atá a instituição estudar. Além disso, vai para a academia cinco vezes por semana, visita a sinagoga para rezar por seu pai.
Uma de suas paixões é o esporte. “Gosto de assistir a todas as modalidades e paro para ver todos os jogos do Corinthians. Quanto o time entra em campo, paro tudo o que estiver fazendo”, diz. Para encaixar todas essas atividades, o empreendedor dorme, em média, seis horas por noite.

Dicas:

Para conseguir conciliar todas essas atividades, Ratz recomenda ter uma agenda. Seus compromissos estão marcados no celular. Assim, fica mais fácil se lembrar de todos os afazeres.
Para ser menos prejudicado com eventuais imprevistos – seja o trânsito ou algum problema de última hora na empresa – Ratz estrutura seus dias com espaços de tempo livre. Essas “folgas” no cronograma têm entre uma e duas horas de duração, dependendo do dia.
Ele também afirma que prioriza a resolução de problemas maiores no começo do dia. “Melhor fazer cedo do que tentar terminar tudo cansado e com pressa no fim do dia”, afirma. Por fim, outra de suas dicas é delegar algumas tarefas na empresa. “Empreendedores tendem a ser centralizadores. Mas é muito mais fácil e produtivo delegar algumas tarefas a funcionários, ou até mesmo terceirizá-las. Abraçar o mundo é prejudicial.”
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