É possível tirar proveito para presença online para divulgar a sua marca. Veja algumas sugestões
Por Luciano Santos*
Muitas vezes ouvimos empresários afirmarem que, para criar uma campanha na internet, precisariam de conhecimentos técnicos aprofundados. A quantidade de ferramentas de marketing online
e sua aparente complexidade acabam por confundi-los sobre como começar.
Por isso, muitas empresas não se arriscam a promover seus sites na web,
mesmo sabendo que se trata de uma poderosa ferramenta para fazer mais e
melhores negócios.
Contudo, seguindo uma série
de passos simples, é possível tirar proveito da presença online para
promover marcas. Compartilhamos aqui algumas sugestões de por onde
começar.
1. Otimize seu site para os motores de busca.
O SEO (Search Engine Optimization) consiste em pequenas alterações de
partes concretas do seu website. Quando essas modificações individuais
se combinam, causam um grande impacto na experiência do usuário e na
performance do site nos resultados de buscas orgânicas (que não são
pagos ou patrocinados). Alguns exemplos de melhorias fáceis de
implementar são criar títulos de páginas úteis e precisos, organizar a
estrutura para facilitar a navegação e oferecer conteúdo de qualidade –
de fácil leitura e com imagens em boa definição.
2. Dê os primeiros passos em publicidade online.
Quando uma ferramenta de pesquisa como a do Google é acessada, os
produtos ou serviço que você oferece podem aparecer perto dos resultados
orgânicos em forma de anúncio. Assim, se alguém estiver procurando
"ração para cachorro" e você tem um pet shop, seu anúncio pode aparecer
para aquele potencial consumidor no momento em que ele busca, com os
chamados links patrocinados. E isso não é pouco se considerarmos que 67%
dos internautas brasileiros buscam informações na web antes de comprar.
Escolha palavras-chave que se relacionem o máximo possível com suas
ofertas. Para o pet shop, essas palavras podem ser também "tosa e banho"
ou "comida para gatos", por exemplo.
A
principal vantagem desse formato é que você só vai pagar quando usuário
interessado clicar no seu anúncio, o que permite total controle sobre o
orçamento diário disponível.
3. Teste a publicidade contextual.
Também é possível colocar seus anúncios em sites relacionados com os
produtos ou serviços que você oferece. A Rede de Display do Google conta
com milhares de sites associados onde seus anúncios podem aparecer.
Está comprovado que, se você vende artigos esportivos, por exemplo, terá
melhores resultados quando a sua marca aparece em sites relacionados
com esportes – de notícias, times, blogs etc. Esses anúncios se
distribuem de forma automática baseando-se no conteúdo dos sites de
destino.
4. Incorpore imagens com anúncios de display.
Os anúncios de display (banners, vídeos) permitem montar anúncios mais
atrativos e dinâmicos. Os desenvolvedores de anúncios de display ajudam a
desenhar seu anúncio de forma rápida e fácil em poucos passos.
5. Aposte nos dispositivos móveis.
Muitos smartphones e dispositivos móveis com conexão à internet
oferecem serviços de navegação, GPS, câmera e vídeo. No Brasil, já são
27 milhões de usuários desses dispositivos. Isso representa uma grande
oportunidade para desenvolver campanhas criativas com mensagens de
texto, redes sociais e publicidade para dispositivos móveis. Além disso,
agora é muito simples criar gratuitamente um website adaptado para este
ambiente pelo criador de sites móveis.
6. Conecte-se por meio das redes sociais.
As redes sociais podem ser excelentes geradoras de negócios. Os
usuários costumam compartilhar experiências e recomendar produtos e
serviços. Criar uma conta no Twitter, uma página no Facebook e um perfil
no Google+ e mantê-los atualizados com informação relevante para sua
audiência é essencial.
7. Potencialize seu negócio com o poder do vídeo online.
Publicar vídeos com ofertas ou descrições de produtos pode ajudá-lo a
alcançar novos públicos. Lembre-se de que os vídeos mais eficientes são
curtos (menos de 3 minutos) e incluem uma oferta ou benefício pontual
motivando o consumidor a tomar algum tipo de atitude. É possível fazer
upload de seus vídeos rapidamente e começar a divulga-los no YouTube ou
na Rede de Display.
Lembre-se de que, como em
qualquer empreendimento, a chave para obter bons resultados é a prática e
a perseverança. Mas a internet tem sido o grande diferencial
competitivo para muitas pequenas e médias empresas. Por isso, dedique
cerca de 30 minutos por dia para investigar esses assuntos, comece a
implementá-los de forma gradual e você verá como, em pouco tempo, pode
obter grandes resultados.
* Luciano Santos é gerente de vendas para PMEs do Google
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Tags: Sete ideias para promover o seu site,
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