Dizem que uma boa taça de vinho cura tudo (ou quase tudo). No
caso de três sócios de São Paulo, além de curar, divertir e embalar bons
momentos, os vinhos viraram fonte de renda e inspiração para um negócio
inovador. Com profissões variadas, desde a área de sustentabilidade, passando por jornalismo e publicidade,
os amigos decidiram trazer para o Brasil um conceito muito utilizado em
cidades americanas como Nova Iorque, Miami e Los Angeles, o food truck com o diferencial de comercializar rótulos de
Vinhos especiais.
“Danilo e eu estávamos pensando em abrir um trailer de vinhos por
termos visto isso em várias viagens ao exterior e começamos a pesquisar
vinícolas argentinas. Ariel estava montando uma importadora de vinhos de
vinícolas familiares de Mendoza, na Argentina, onde ele foi criado. Foi
o que precisávamos para colocar nossa ideia em prática”, conta André Fischer.
Os food trucks nada mais são que cozinhas ambulantes com
capacidade de servir pratos mais elaborados, mantendo, ainda, o preço
amigável. Com a criação dos espaços gastronômicos, em que os empreendedores
vendem seus produtos em carros itinerantes, os consumidores ganharam a
opção de escolher entre variadas opções em um só lugar. O sucesso é
tanto que a feirinha gastronômica da Praça Benedito Calixto, no bairro
de Pinheiros, em São Paulo, recebe cerca de três mil pessoas a cada
domingo.
É justamente essa liberdade que os empreendedores procuravam.
“Com a mobilidade que o negócio oferece, temos a oportunidade de estar
em várias feiras, oferecendo os nossos produtos a pessoas diferentes,
todos os dias. Os food trucks são um estilo de vida que trata de liberdade”, acredita Fischer. A ideia é não esperar o cliente ir até o empreendimento, mas estar nos lugares em que seus clientes vão estar.
Mesmo se tratando de um negócio inovador, o Los Mendozitos
faz questão de se diferenciar e trazer rótulos de produtos que não são
facilmente encontrados no Brasil, uma vez que Ariel, um dos sócios, tem
bastante familiaridade com eles. Para Fischer, o grande desafio do empreendimento foi oferecer esses vinhos de alta qualidade a preços razoáveis (as taças vão de R$10 a R$16).
Como tomar vinho é uma experiência, os sócios se preocupam em
oferecê-la de forma completa. Em diversos locais, quem os visita percebe
que a adega mantém os vinhos na temperatura ideal, a música
argentina toca sem parar e os atendentes do trailer dão opções de
harmonização dos vinhos de acordo com o gosto do consumidor.
O primeiro trailer foi aberto em março deste ano e, desde então, o negócio não para de crescer. “Acabamos de abrir uma filial carioca, que está no shopping Leblon enquanto o estado do Rio de Janeiro
não tem uma legislação sobre o tema”, conta Fischer. Mesmo assim, o
segundo trailer em terras cariocas está previsto para ser inaugurado em
agosto, para a realização de eventos.
Com o crescimento do negócio, os sócios já prepararam um novo campo
de atuação: a partir do segundo semestre, em função de vários pedidos de
interessados, o Los Mendozitos deve virar franquia. Para auxiliar o gerenciamento
financeiro do negócio, os sócios contam com a ajuda da organização que
as planilhas do Microsoft Excel oferecem: “Utilizamos o Excel para
gerenciar todo o fluxo financeiro da empresa. Acreditamos ser a melhor ferramenta para nos dar esse suporte”, afirma Fischer.
“Nós aproveitamos uma demanda que não era atendida no Brasil e conquistamos o nosso espaço neste mercado. Para nós, empreender é planejar e transformar sonhos em realidade e, dessa forma, fazer a diferença. É nisso que acreditamos para poder construir nosso negócio”, finaliza o empreendedor.
Fonte e Foto: pensandogrande.com.br.Postado por: Dicas de Negócios PME e Portal G2 - www.portalg2.com.br.
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