Procurar um mentor e encontrar um sócio são duas saídas para quem carece de recurso financeiro
Quem vai abrir uma empresa usando apenas recursos próprios, sem contar
com empréstimos ou investidores, precisa saber muito bem o que fazer com
esse dinheiro. Nesse cenário, qualquer erro pode ameaçar não só o caixa
mas também os planos de crescimento.
Esse caminho não é nada fácil, alerta o empreendedor Ilya Pozin,
fundador da Ciplex, agência digital norte-americana voltada a startups e
pequenas empresas. Em um artigo publicado no site da revista Inc, ele indica os sete passos para dar a largada gastando o mínimo possível e minimizar os riscos dessa estratégia.
1. Valide sua ideia
Como você sabe que sua ideia de negócio é boa? Não adianta perguntar a
amigos e parentes, pois eles nem sempre terão uma resposta verdadeira. A
melhor maneira de validar sua proposta é pedir a opinião de quem não
vai ganhar nem perder com sua empresa: potenciais clientes ou
empresários mais experientes.
2. Procure um mentor
Não peça conselhos a quem só vai reafirmar suas ideias, e sim a pessoas
que o desafiem e façam com que você defenda melhor seus argumentos e
decisões. Melhor ainda se for um profissional que atue na mesma área de
sua futura empresa. O empreendedor pode até não gostar do que vai ouvir,
mas deve levar essas ponderações a sério e continuar escutando os
feedbacks.
3. Seja obcecado por clientes
Quem é meu cliente? Onde ele está e como posso chegar até ele? Essas
são as primeiras perguntas que o empreendedor precisa responder. Para
isso, deve reservar metade de seu tempo – a outra metade deve ser
dedicada a criar um produto ou serviço que supere a expectativa das
pessoas. Assim, os primeiros clientes serão sua referência, seu estudo
de caso e, melhor de tudo, vão gerar mais negócios.
4. Reinvista tudo no negócio
Quando Pozin fundou sua empresa, gastou mais dinheiro do que recebeu –
tudo em nome de criar algo que superasse a expectativa dos clientes.
“Não ficava com nenhum dinheiro para mim”, recorda. “Quem foca em
lucratividade muito cedo acaba desenvolvendo um produto medíocre, e isso
não vai gerar novos negócios. Daí, o empresário vai precisar gastar
todo o lucro que recebeu para prospectar outras oportunidades.”
5. Otimize a busca de pessoas
Em vez de adotar uma cara estratégia de marketing, busque maneiras mais
econômicas de prospectar clientes. Será necessário gastar mais tempo
nessa atividade para separar o joio do trigo, mas é melhor do que
arriscar comprometer uma grande soma com ações que não se sabe se serão
efetivas.
O mesmo se aplica às contratações. Não se apresse para contratar
funcionários em tempo integral. Trabalhe com temporários e terceirize
algumas funções, desde que os termos de pagamento sejam compatíveis com
os prazos para receber dos clientes.
6. Comece o marketing cedo
Muitos empreendedores iniciantes gastam todo o tempo e o dinheiro na
concepção e no lançamento de seu produto, mas, quando chega a hora de
anunciar a novidade, se veem sem recursos.
Logo no começo, pesquise meios efetivos e baratos para chegar ao
consumidor e reinvista os lucros em marketing – quanto mais, melhor.
Vale a pena começar a fazer ações mesmo antes de o produto estar pronto.
Saiba mais
7. Encontre um sócio
Começar uma empresa por conta própria é difícil. E é muito pior quando
não se dispõe de muito dinheiro. Por isso, encontre um bom sócio que
compartilhe de sua paixão pelo produto ou serviço – mas não
necessariamente uma pessoa que seja igualzinha a você.
Fonte: PEGN -G1 / Foto: Portal G2
Postado por Dicas de Negócios PME e PortalG2 - www.portalg2.com.br.
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