Com sete lojas e dois pontos de venda, Gourmet Popcorn vende 20 mil pacotes de pipoca por mês
Gourmet Popcorn receberá primeira unidade fora do Rio Grande do Sul no primeiro semestre de 2015 (Foto: Divulgação)
Em uma viagem aos Estados Unidos em 2009, o empresário Marcos Valério
dos Santos, 47 anos, conheceu a pipoca gourmet. O produto,
diferentemente das tradicionais pipocas de cinema ou micro-ondas,
apresentava uma infinidade de sabores e coberturas doces e salgadas. A
ideia chamou a atenção de Santos que, junto com seu amigo e sócio Rafael
Peccin, 33 anos, trouxe a ideia para o Brasil. Em 2010, a dupla abriu a
primeira unidade da Gourmet Popcorn em Gramado (RS). Hoje, a empresa vende uma média de 20 mil pacotes de pipoca por mês.
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Depois da concretização da ideia, Santos e Peccin passaram um ano
desenvolvendo a marca e os sabores, até abrirem a loja em Gramado. Na
época, o investimento inicial dos empresários foi de R$ 100 mil. “O
conceito foi inspirado lá fora, mas os sabores foram repensados ao
paladar brasileiro”, afirma Peccin. Além dos tradicionais natural e
manteiga, a Gourmet Popcorn trabalha com outras dez opções: caramelo,
caramelo com castanhas de caju, cheddar, chocolate, doce de leite com
coco, parmesão, canela cristalizada, pé de moleque, doce de leite e
algodão doce.
Para diferenciar a Gourmet Popcorn no mercado, Santos e Peccin criaram
uma marca alegre e colorida. Além da imagem, os empresários se
preocuparam com a durabilidade do produto que, dentro da lata, tem
validade de um mês. “Nossa ideia é mudar a forma que o brasileiro
consome pipoca, que pode ser um alimento para qualquer hora do dia”, diz
Pecci.
Após dois anos do início da operação em Gramado, os empresários abriram
a segunda unidade em um shopping de Porto Alegre. Atualmente, a marca
tem sete unidades, entre lojas e quiosques, sendo cinco na capital do
estado, uma em Gramado e uma em Novo Hamburgo. Além destas, a Gourmet
Popcorn tem dois pontos de venda: um também em Gramado e outro em
Canela. Este último é um Calhambeque que funciona em um parque de
diversões como carrinho de pipoca.
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Segundo Peccin, a marca vive um momento especial: o desenvolvimento do
primeiro produto para varejo e a adesão do sistema de franquias.
“Criamos uma parceria com uma tradicional loja de chocolates caseiros e,
em breve, o varejo vai vender a pipoca da Gourmet Popcorn coberta com o
tradicional chocolate de Gramado”, diz. Já sobre as franquias, o
empreendedor afirma que a expansão já começou e, no primeiro semestre de
2015, São Paulo receberá a primeira unidade da Gourmet Popcorn.
A marca trabalha com três tipos de embalagem: os pacotinhos de
plástico, o balde e as latas que, neste momento, estão sendo
personalizadas para o Natal. O preço da pipoca varia de R$ 8 a R$ 33.
Fonte: PEGN - G1 / Fotos: Divulgação
Postado por Dicas de Negócios PME e Portal G2 - www.portalg2.com.br .
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