A criação é do Grupo FW, que espera faturar R$ 22,5 milhões neste ano, valor 63% maior que o registrado em 2013
No Brasil, a maioria das pessoas só associa os lenços umedecidos a
bebês. Até porque, no país, o produto é normalmente visto ao lado de
crianças menores. No entanto, uma companhia de Blumenau (SC) trabalha
para mudar essa realidade: o Grupo FW, que atua desde 2010 na fabricação
de lenços para todos os públicos. Neste ano, a empresa lançou um "papel
higiênico umedecido" que é novidade no mercado.
A inspiração para o Grupo FW nasceu com o engenheiro mecânico José
Tadeu Flor. Ele foi, por muito tempo, diretor de empresas como Nivea e
Cremer. No ano de 2007, no entanto, Flor era dono de uma fábrica de
peças para banheiros e cozinhas. Na época, a vontade do empreendedor era
voltar à área de higiene pessoal. Na hora de decidir o foco de seu
negócio, ele se lembrou de algo que havia percebido em viagens pelo
mundo: no exterior, os lenços umedecidos eram amplamente usados, ao
contrário do que acontece no Brasil.
O Grupo FW foi aberto em agosto de 2008. Entretanto, por causa de todas
as licenças necessárias para fabricar seus produtos, as atividades
começaram formalmente em fevereiro de 2010. A empresa tem duas marcas:
Piquitucho, de produtos econômicos, e FeelClean, mais premium. O
catálogo tem lenços umedecidos para bebês, adultos e crianças. Dentre a
variedade, destacam-se produtos para a retirada de maquiagem, para uso
íntimo, antissépticos e com propriedades refrescantes.
O material dos lenços umedecidos é composto de 70% de poliéster e 30%
de viscose, uma fibra artificial de celulose. Por causa da composição,
inclusive, é inapropriado chamar o produto mais recente do Grupo FW de
"papel higiênico" – a terminologia adotada pela empresa é "higiênico
umedecido".
A ideia para o produto surgiu em uma reunião do departamento comercial.
Posteriormente, foi repassada ao setor de pesquisa e desenvolvimento da
empresa. A equipe constatou que o higiênico deveria ser sempre
acondicionado em um recipiente especial, para que a umidade não seja
dissipada. Por sorte, o Grupo FW não teve de desenvolver o recipiente:
um inventor já o havia criado. "Firmamos uma parceria com o inventor,
desenvolvemos a área de engenharia para produzirmos em linha e
realizamos pesquisa de campo. O processo de desenvolvimento levou 18
meses", diz Rodrigo Flor, que é filho de José Tadeu, sócio e diretor de
marketing da empresa.
O produto foi lançado oficialmente em abril. De acordo com o Grupo FW, o
higiênico pode ser encontrado em supermercados e farmácias em todo o
país. A versão com rolo de 20 metros e recipiente especial custa R$
14,90. Também está à venda um refil, com preço sugerido de R$ 4,90.
Rodrigo Flor afirma que o higiênico umedecido tem a composição igual à
de todos os lenços umedecidos do Grupo FW.
O Grupo FW não é o único a vender higiênicos umedecidos. A marca Neve,
da Kimberly Clark, tem um produto semelhante. No entanto, a criação da
empresa catarinense é a única a ser vendida na forma de rolo. "Até por
isso, solicitamos um registro de patente. O processo está em homologação
e tem alcance nacional, mas a ideia é patentear em todos os mercados em
que pretendemos atuar, como Europa, América e Ásia", afirma Rodrigo
Flor.
Antes da expansão internacional, a próxima meta do Grupo FW é atingir a
meta de faturamento traçada para este ano: R$ 22,5 milhões. O número
representa um aumento de 63% em relação aos R$ 13,8 milhões obtidos em
2013. Mais informações sobre a companhia podem ser encontradas no site do Grupo FW.
Fonte: PEGN - G1 / Fotos: Divulgação
Postado por Dicas de Negócios PME e Portal G2 - www.portalg2.com.br .
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