Descubra como oferecer o que os seus consumidores realmente querem comprar
Toda empresa sonha em oferecer exatamente o que seus clientes querem.
Por isso, se preocupam em recolher a opinião deles de todas as formas
possíveis e em diferentes níveis. Depois que consegue os dados, o
departamento de pesquisa e desenvolvimento tenta colocar todo esse
feedback em prática, lançando o que em teoria irá satisfazer essas
vontades.
Mas consumidores apenas descrevem soluções, coisas que resolvam ou
ajudem problemas pelos quais eles já passam ou passaram. Isso
provavelmente leva a criações parecidas com outras no mercado ou com
apenas algumas mudanças.
Apesar do desafio, não tem jeito: imaginar o inimaginável é o papel de
toda empresa. Os consumidores não têm o conhecimento ou tecnologia que
ela possui, então é preciso recolher a opinião deles de forma diferente.
Pergunte que resultados eles desejariam ter em vez daqueles que
conseguem atualmente, isso vai inspirar e transformar o seu jeito de
pensar.
O site da revista “Inc.” listou cinco passos para recolher e transformar as opiniões de seus clientes em inovação. Confira:
1. Faça entrevistas com grupos de consumidores diferentes. Primeiro
você precisa desconstruir e explicar passo a passo o processo ou
atividade associado com seu produto ou serviço. Depois que você
detalhar tudo, selecione com cuidado cada cliente que será entrevistado.
Divida-os em grupos que estejam envolvidos diretamente com o seu
produto ou serviço. E por final, escolha diferentes indivíduos para as
entrevistas, isso ajudará a conseguir um número mais diverso de
opiniões.
2. Capture os resultados desejados pelos consumidores.
Para isso você precisará de um moderador que possa distinguir as
soluções que os clientes esperam daqueles resultados realmente
desejados, sonhados, e ao mesmo tempo elimine comentários vagos e
irrelevantes. Seu objetivo é deixar a imaginação dos entrevistados voar,
mas com um objetivo: pensar em algo novo, mas que eles precisam. Peça
também que os participantes descrevam as dificuldades que sentem com
produtos e serviços que você já oferece ou similares e concorrentes.
3. Organize os resultados sugeridos. Para isso elimine
sugestões semelhantes e as agrupe em grupos de acordo com cada passo da
criação do produto ou do serviço que elas podem ajudar.
4. Classifique esses resultados por importância e satisfação.
Pegue a lista final que você conseguiu do grupo de entrevistados e
selecione novos consumidores para classificar quão importantes são esses
possíveis resultados e qual o nível de satisfação que eles poderão
trazer para eles.
5. Utilize esses dados. Com essas informações na mão
você não só terá um feedback mais criativo dos seus clientes, mas também
um retrato de onde estão as insatisfações e desejos dele. Com elas você
pode mapear novas oportunidades e áreas para fazer negócios.
Temos mais dicas pra Você:
Fonte: PEGN - G1 / Fotos: Portal G2
Postado por Dicas de Negócios PME e Portal G2 - www.portalg2.com.br .
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