Gilberto Poleto criou a Braly, e suas máquinas deram origem a outras empresas como a Massa Leve
“Eu sempre fui um típico funcionário de empresa. Comecei jovem como
office-boy e cheguei até o cargo de diretor. Até que uma crise veio, e
empreender foi a minha salvação”. Esse é um resumo que Gilberto Poleto,
66, faz de sua própria história. Fundador da Bralyx,
uma empresa especializada na fabricação de máquinas produtoras de
coxinhas, salgados e confeitaria, o empreendedor começou seu negócio com
40 anos. Hoje, sua empresa fatura cerca de R$ 50 milhões por ano.
Poleto começou sua carreira nos bancos e quanto tinha 28 anos entrou no
ramo alimentício como administrador de finanças na CICA, conhecida pela
produção de molhos de tomate. Com o passar dos anos, ele trabalhou em
outras marcas de alimentos, e junto com a irmã abriu uma empresa de
representação que importava máquinas para a produção de massa fresca e
pizza.
A empresa, que na época já se chamava Bralyx, não era a principal fonte
de renda de Poleto. Quando perdeu o emprego em razão de uma crise no
setor, em 1993, Poleto resolveu investir de vez no negócio.
No início, empreender foi difícil, pois no Brasil não havia um grande
público consumidor de massa fresca. “Percebemos que muitas pessoas
falavam da necessidade de uma máquina para fabricar salgados. Resolvemos
importar da Itália uma máquina que fazia algo parecido, e adaptamos
para a produção de coxinhas”, afirma Poleto.
A partir de então, a Bralyx passou a focar no pequeno e médio
empreendedor, que mostrou ser o principal interessado nas máquinas de
salgado. A empresa começou a fabricar máquinas compactas com preços
entre R$ 20 mil e R$ 90 mil. “A maior parte dos nossos clientes queria
empreender, mas estava em estado inerte porque não tinha condições
financeiras para arcar com grandes custos de maquinário. Nosso plano foi
fornecer ao produtor de bairro uma oportunidade de aumentar sua
produção, tornando-se uma pequena e média fábrica”.
Com o passar dos anos, Poleto diversificou sua empresa, e começou a
produzir máquinas para diversos tipos de alimentos, como doces e
cupcakes. A Bralyx também investiu em uma linha voltada especialmente
para o público internacional, com máquinas especializadas na culinária
estrangeira, como uma máquina de kibe. Essa internacionalização
corresponde hoje a 20% do faturamento da empresa, que já atua em 50
países diferentes.
Fonte: PEGN -G1 / Fotos: Divulgação e G2 Captura.
Postado por: Dicas de Negócios PME e Portal G2 - http://portalg2.com.br
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