Como ganhar dinheiro com Blogs: Empreendedoras do mundo digital contaram suas experiências em encontro na Campus Party Recife:
Sabrina
Olivetti, Ane Medina e Jessica Belcost, na Campus Party Recife (Foto: Agência
Sebrae de Notícias)
Recife –
Nos últimos anos, a internet deu voz e possibilitou a ascensão de
pessoas, até então anônimas, que souberam aproveitar as oportunidades e a ganhar dinheiro ao abordar temas do cotidiano.
Num país
que representa o terceiro lugar no ranking de consumo de produtos de beleza
e em que a moda domina o segmento de e-commerce, as blogueiras
Sabrina Olivetti (Coisas de Diva), Jessica Belcost (Keep Calm DIY) e Ane Medina
(Eu Maquio) souberam como chegar ao sucesso na rede mundial de computadores.
Elas contaram suas experiências no encontro promovido pelo Sebrae no segundo
dia da Campus Party Recife.
“A beleza
é atualmente um dos grandes destaques do empreendedorismo. Aliada á internet,
ganha ainda mais relevância e pode ser uma oportunidade de negócio para jovens
que buscam uma profissão. No entanto, é preciso conhecer o público para
produzir o conteúdo que ele deseja e se capacitar para gerenciar os ganhos que
essa atividade pode trazer”, afirma a analista de beleza do Sebrae Nacional,
Heleni Riginos.
A
remuneração desse trabalho vem de anunciantes, que aproveitam a credibilidade e
influência dessas jovens sobre o seu público para vender produtos e serviços em
publicações patrocinadas, os chamados publiposts. “Todo conteúdo pago é
devidamente sinalizado para manter a transparência para os leitores”, afirma
Sabrina, alegando que não costuma emitir opinião nas publicações desse tipo.
“Quando é
um conteúdo espontâneo, aí sim eu digo o que acho, senão, apenas descrevo o que
ele promete”, conta a criadora do blog que foi considerado em 2014 um dos 99
mais influentes do planeta.
Para as
blogueiras, embora já exista um número grande de blogs de beleza e de moda na
internet, ainda há mercado para novas iniciativas do gênero. “Hoje a vantagem é
que a fórmula para fazer um blog já é conhecida. A desvantagem é que todo mundo
sabe qual é. Então, é preciso se diferenciar e ser persistente”, afirma
Jessica, que contabiliza mais de 180 mil seguidores apenas no Instagram e que a
partir do sucesso no blog, criou vídeoaulas vendidas a quem quer ingressar
nessa atividade.
E para
quem pensa que vida de blogueira é fácil, as meninas deram logo o recado: é
preciso estar sempre bem informada, fazer muita pesquisa de conteúdos e
tendências internacionais, para alimentar o blog, as mídias sociais e os
cursos. “Muitas vezes a inspiração vem dos comentários das leitores. Elas são
as nossas grandes incentivadoras”, conta Ane Medina, que criou um curso virtual
de automaquiagem e que agora está trazendo-o para o mundo real.
Para dar
conta de tantas publicações e compromissos, elas afirmam ser necessário muito
planejamento, tendo em vista que elas trabalham em casa, na maioria do tempo.
“Estipulei um horário comercial para trabalhar. Tenho horário para começar,
para almoçar e finalizar o dia. Se alguma tarefa fica pendente, deixo para o
dia seguinte”, afirma Sabrina Olivetti.
Palco Lua
No
segundo dia da Campus Party Recife, o palco Lua, coordenado pelo Sebrae
também mostrou casos de empresas que desenvolvem propostas de negócios que
buscam o lucro e ao mesmo tempo fazem o bem para uma comunidade ou segmento.
“Os negócios de impacto passam pela gestão consciente, sustentável e inclusiva,
e esse ambiente digital da Campus Party contribui essencialmente para o
florescimento de cases inovadoras em diversos segmentos”, afirma a coordenadora
de Negócios Sociais do Sebrae, Valéria Barros.
O painel
reuniu as empresas Saladorama, que democratiza a alimentação saudável em
comunidades do Rio de Janeiro; a BioFair, que comercializa artesanato e moda
produzidos por mulheres de baixa renda; e Joy Street,plataforma digital que
desenvolve o interesse pelo aprendizado a partir de jogos eletrônicos.
Discutir
o dilema “Quando é hora de deixar o emprego e empreender foi o objetivo do
painel que mostrou experiências de pessoas que apostaram em suas ideias de
negócio e hoje têm sucesso como empreendedores. “A chave do sucesso é gostar do
que você faz e saber que no início será necessário trabalhar mais horas por dia
e ter uma remuneração menor. A dedicação é um dos principais elementos para o
sucesso”, afirma a coordenadora de Economia Criativa do Sebrae Nacional, Débora
Mazzei.
Criar um
negócio a partir de um gosto pessoal ou de conhecimento adquirido também pode
garantir sucesso como o que faz o Airbnb e o Freelancers, dois aplicativos de
sucesso no mercado brasileiro.
O
primeiro é uma plataforma de aluguel de imóveis para temporadas, criada por uma
apaixonada em viajar. O segundo, pensado por um especialista em gestão, aproxima
pessoas que procuram oportunidades de trabalho e empresas que buscam
profissionais. “Um dos pontos principais do sucesso que essas plataformas
alcançaram é a confiança que conquistaram entre clientela e a proximidade que
mentem com ela.
A partir
desse relacionamento, conseguem entender o que o público deseja e isso é
fundamental para o sucesso”, afirma a coordenadora de Economia Criativa do
Sebrae Nacional, Denise Marques.
Fonte: PEGN -G1 / Fotos: Agência
Sebrae de Notícias.
Postado por: Dicas de Negócios PME e Portal G2 - http://portalg2.com.br
-----------------------------------------------------------------------
PROPAGANDA:
Aproveite a chance! Assista o vídeo abaixo:
Curso (Formula de Negócio Online)
O Fantástico Treinamento Formula de Negócio Online é uma treinamento
totalmente em vídeo aulas que ensina o aluno passo a passo, do inicio ao
fim de como montar um negocio na internet altamente rentável.
São
mais de 50 horas de vídeos gravados em alta definição mostrando passo a
passo como montar seu Negócio Online do inicio ao fim, do básico ao
avançado.
Clique no LINK abaixo para ganhar um E-Book Grátis e
Assistir o Vídeo com um resumo do curso para ver se Você gosta.
VÍDEO GRATUITO ==> ASSISTA O VÍDEO
0 Comentários
Comentem sobre as matérias e o seu comentário será postado.